domingo, 17 de novembro de 2013

21 - Heineken - Brasil

Heineken
País: Brasil
Cervejaria: Heineken
Estilo: Premium American Lager
Álcool: 5,0%
Embalagem: Garrafa, 600 ml

E já que falamos das verdinhas, agora chegou a vez da melhor cerveja produzida no Brasil – Heineken. Nossa cerveja escolhida para consumo habitual, escolhemos como lugar para a degustação específica para esse post a mais bela fotografia de São João Del Rei, o largo de São Francisco. Na versão 600 ml, a tradicional garrafa da Heineken é ainda mais bela, assim que a cerveja é servida as diferenças já são notadas, espuma branca média com boa formação de colarinho, líquido de coloração amarela média, aroma moderado de lúpulo e sabor onde se destaca no início doçura e amargor. Assim, para qualquer um fica evidente a superioridade sobre as demais pilsens nacionais. Para finalizar o famoso e característico amargor da Heineken, sensação que dura e passa a sensação de enfim estar bebendo uma cerveja de “gente grande”. Portanto, na clássica comparação com a Stella, essa Super Premium Lager ganha fácil.

Trata-se de uma Premium American Lager, marca original da Cervejaria Heineken, criada em 1873 na Holanda e líder na Europa já por muitos anos. Feita com ingredientes 100% naturais, sem conservantes, sua fórmula se transformou em símbolo de qualidade: puro malte, lúpulo e água cristalina. Vem se transformando também em sinônimo de qualidade em cerveja no Brasil. Enfim, a nossa número 1!!!

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

20 - Stella Artois - Brasil

Stella Artois
País: Brasil
Cervejaria: Stella Artois (grupo InBev)
Estilo: Premium American Lager
Álcool: 5,2%
Embalagem: Long Neck, 275 ml


Enfim a Stella. Cerveja que carrega enorme fama no mercado por seu estilo e sabor sofisticado. Produzida no Brasil, tem origem em um dos berços mais aclamados do mundo das cervejas, a Bélgica. Essa Premium tem sabor balanceado, mas bem marcante, feita a partir de ingredientes de alta qualidade (segundo o fabricante), fato alias facilmente percebido,  levemente doce, possui um amargor moderado no retrogosto, sua espuma é média e cremosa e o líquido amarelo claro. Realmente é bem superior as demais cervejas do mercado brasileiro, vale o preço mais alto, apesar disso ainda fica devendo a outra verdinha do mercado, a holandesa Heineken, não só na beleza da garrafa, mas sobretudo no sabor mais encorpado, retrogosto mais marcante onde o lúpulo fica bem mais perceptível. Mas a Heineken é outro papo...

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

19 - Bohemia - Brasil

Bohemia
País: Brasil
Cervejaria: Ambev (grupo Anheuser – Inbev)
Estilo: Standard American Lager
Álcool: 5 %
Embalagem: Lata, 350 ml


Cerveja de enorme tradição no Brasil, produzida em Petrópolis, procura manter uma imagem clássica, tanto nas embalagens dos produtos quanto no material de divulgação, quem não gostaria de ter uma de suas geladeiras em casa. Trata-se de uma Pilsen Standard, mas se comparada as três mais vendidas do Brasil - Brahma, Skol e Antactica  - é levemente superior. É mais encorpada e possui coloração mais forte. Mas o grande diferencial fica por conta do aroma e do sabor, percebe-se mais o lúpulo e também o malte. Seguramente é uma ótima  opção entre as Pilsens mais comercializadas no Brasil. 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

18 - Murphys Irish Red Beer - Irlanda

País: Irlanda
Cervejaria: Murphy’s (grupo Heineken)
 Estilo: Irish Red Ale
 Álcool: 5%
 Embalagem: Long Neck, 330 ml

 Essa cerveja foi comprada em uma loja de conveniência na Rodovia Fernão Dias e degustada na segurança do lar. Numa garrafa bem bonita, a Murphys possui espuma espessa e líquido com uma cor cobre-avermelhada, característico do estilo e que faz jus ao nome “Red Beer”. O sabor tem um toque de caramelo bem suave, retrogosto amargo deixando o gosto bem equilibrado, no fim, a Murphys deixou uma boa impressão.

domingo, 3 de novembro de 2013

17 - Harboe Extra Strong 12% - Dinamarca

Com 12% de teor alcoólico, a Harboe Strong é um cerveja forte, encorpada, ideal para tomadores de cervejas mais experimentados, trata-se de uma Premium American Lager da cervejaria Dinamarquesa Harboes Bryggeri. Líquido dourado e espuma intensa, o grande destaque realmente fica por conta do alto teor de álcool, seu sabor tem predominância do malte, por isso a cerveja é mais doce, e do lúpulo deixando o retrogosto bastante amargo, de modo geral é uma cerveja pra ser apreciada bem lentamente, é bem pesada para ser consumida em maior quantidade, por isso optamos por experimentá-la numa noite tranquila em Tiradentes, mais uma vez no Petruccio Buteco Arte. A lata é bem bonita, escura e característica da Cervejaria Harboes, 500 ml.