O blog foi criado a partir de uma brincadeira e se tornou algo maravilhoso para as noites de quinta feira.. saborear cervejas nacionais e internacionais no clima gostoso de Tiradentes.
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
16 - Amstel Pulse - Holanda
Outro produto da cervejaria Heineken, gigante que vem dominando o mundo das cervejas, a Amstel Pulse é uma Premium American Lager com 4,7% de teor alcoólico, bem refrescante e de sabor leve. O nome vem de um rio que corta Amsterdã, essa holandesa é mais um produto desenvolvido para baladas, de aspecto jovem e descolado, pra ser consumida em quantidade, vem numa garrafa de 330ml transparente e bastante bonita, a tampinha vem com um lacre pra abertura que dispensa o abridor e lembra o lacre das latinhas, ou seja, inovação é sua maior característica.
Marca famosa, cervejaria reconhecida mundialmente, garrafa moderna e tampinha inovadora, mas suas vantagens param por ai, a cerveja é meio aguada, ideal mesmo pra ambientes quentes, assim como nossas brasileiras mais comuns, amargor bastante tímido, malte e lúpulo bem discretos. Certamente agrada o gosto da maioria dos consumidores do Brasil, mas para quem aprecia uma boa cerveja fica devendo.
domingo, 20 de outubro de 2013
15 - Erdinger Champ
Outra cerveja comprada no “Casarão”, um armazém em São Lourenço, MG, numa garrafa de 300 ml, a Champ é uma German Weizen com teor alcoólico um pouco menor, 4,7%, e por isso mesmo ideal pra curtir em maior quantidade, por ser também bem leve. Uma cerveja de trigo bem prática e estilosa com visual bem moderno e atrativo, deixando a dica de sua natureza mais para “galera”. Quanto às características, a Champ é bastante leve para o estilo, agradável e refrescante. Aroma e sabor bem suave e espuma pouco densa, para quem aprecia Cerveja de trigo não é uma boa escolha, mas como estamos conhecendo as diversidades do mundo das cervejas não ficamos decepcionados.
sábado, 19 de outubro de 2013
13 e 14 - Dama Bier Blonde Lady e Summer Lady - Brasil
Voltando de Carmo de Minas, paramos em São Lourenço e aproveitamos para conhecer “O Casarão” lugar bacana onde encontramos boa variedade de cervejas nacionais e importadas. Escolhemos duas da linha Dama Bier, a Blonde Lady e Summer Lady, fabricada no interior de São Paulo, cidade de Piracicaba, por uma Cervejaria familiar mais já de grande prestígio. Garrafa de 600 ml.
Dama Bier Blonde Lady – uma Pilsen bem refrescante de líquido dourado e espuma média, aroma suave, pequeno amargor e sabor bem equilibrado e característico das Standart Lager, 4,8% de álcool. Não notamos nada de tão especial na cerveja em relação as marcas conhecidos, por outro lado não ficou devendo em nada também.
Dama Bier Summer Lady – tipo German Weizen, 5% de álcool, líquido amarelado e espuma média, Cerveja feita à base de trigo, aroma frutado, sabor refrescante, sentimos claramente o sabor de cravo e banana, o amargor não é muito sentido, o sabor de cravo predomina fazendo com que a cerveja seja bem diferente das tradicionais. Experiência bastante positiva.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
12 - Cerveja Sul Americana - Brasil
Cerveja comprada em supermercado, voltou recentemente a ser produzida, mas é de grande tradição, conhecida como a cerveja do Imperador, já que D Pedro II participou da instalação da primeira cervejaria que a produziu. Atualmente ela é produzida pela St Gallen do Rio de Janeiro, é uma Premium American Lager puro malte, coloração dourada e espuma média. Graduação de 5% em uma garrafa de 1 litro e preço bem convidativo.
A Sul Americana tem um sabor bem agradável e refrescante, é uma Premium e por isso deixa um amargor mais perceptível. Se comparada às marcas mais populares brasileiras ganha fácil, uma ótima escolha entre as nacionais.
sábado, 12 de outubro de 2013
Lançamento: Kaiser Radler
A Cervejaria Heineken lançou a Kaiser Radler, cerveja misturada com suco de limão, vale a pena conferir, ainda não econtramos. A ideia pode ser interessante, já que muitos cultivam o hábito de pingar limão na cerveja, o grande problema pode ser o teor alcoólico dessa cerveja, apenas 2%, enfim vale o teste
11 - Quilmes Cristal – Argentina
Ah os hermanos... então, depois de uma viagem de fim de semana, resolvemos experimentar em casa mesmo essa famosa cerveja argentina e, odeio ter que admitir isso, gostamos muito. É bem superior as cervejas mais populares brasileiras, sem dúvidas. Trata-se de uma Standard American Lager, 4,9% de álcool, uma garrafa de 970ml com um rótulo simples, mas bem característico da marca.
É a cerveja Pilsen mais popular da Argentina e facilmente encontrada no Brasil, fabricada pela Cervejaria e Maltaria Quilmes cujo nome tem origem indígena.
O líquido é um pouco mais escuro do que as “pálidas” brasileiras da mesma linha, espuma também de melhor formação e aroma bastante agradável. Muito gostosa de se tomar, um amargor bastante realçado. Enfim, nesse ponto a Argentina deu de goleada em nós. Definitivamente a melhor Pilsen experimentada até agora.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Tipos de Cervejas
Vamos agora teorizar um pouco sobre cerveja, coisa desnecessária já que a prática é que nos fez criar esse blog, de qualquer maneira vamos lá...
Afinal, o que é cerveja? Pois bem, cerveja é uma bebida carbonatada, produzida pela fermentação de materiais com amido, normalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. A água utilizada é fundamental nesse processo e algumas produções ainda incluem o lúpulo e o fermento, além de outros temperos, frutas, ervas e plantas.
As cervejas são classificadas pelo teor de álcool e extrato, malte e fermentação. As cervejas de alta fermentação são aquelas cujas leveduras flutuam, durante o processo de fabricação, gerando um produto de cor avermelhada, já a maioria das cervejas é de baixa fermentação em que o levedo fica depositado no fundo do tanque, são as tipo “large” como as mais conhecidas, Pilsener, Bock, Stout, Ice etc.
Portanto as cervejas são classificadas, grosso modo, em 5 itens:
- Fermentação: alta ou baixa;
- Extrato primitivo: leve, comum, extra e forte;
- Cor: clara ou escura;
- Teor alcoólico: com ou sem álcool e
- Teor de extrato final: baixo, médio, extra e alto.
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
10 - Harboe Gold Premium - Alemanha
Fomos novamente ao Petruccio Buteco Arte em Tiradentes-MG, além de apresentar o lugar para familiares, aproveitamos para conhecer mais uma cerveja. Dessa vez a escolhida foi a Harboe Gold, uma cerveja produzida na Alemanha por uma filial da Cervejaria Harboe Dinamarquesa.
A Gold é uma cerveja do tipo Premium American Lager, 5,90% de álcool, envasada em uma lata bastante bonita de 500 ml preta. Por se tratar de uma cerveja Premium Lager tem maior teor de malte de cevada o que deixa o aroma mais forte e o retrogosto amargo, possui um líquido mais dourado e espuma de boa altura.
Gostamos bastante, a cerveja é muito boa e refrescante, apesar de a Heineken ainda ser imbatível, a Gold é uma ótima opção nesse tipo de cerveja.
Assinar:
Postagens (Atom)