quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

39 - Czechvar Lager

Czechvar Lager
País: República Tcheca
Cervejaria: Budejovicky Budvar
Estilo: Premium Lager 
Álcool: 5%
Embalagem: Garrafa, 500ml


Mais uma combinação perfeita de lugar e cerveja. Na badalada Vila Madalena em São Paulo provamos mais uma clássica cerveja Tcheca. A Czechvar Lager faz jus a enorme fama das cervejas da República Tcheca. Trata-se de uma Premium Lager rica em malte e produzida com o lúpulo Saaz, de primeira linha. Com um clássico rótulo das cervejas Tchecas e garrafa de 500ml, essa cerveja possui coloração dourada com boa formação de espuma e carbonatação. O aroma é floral e o sabor equilibrado, porém com leve amargor no retrogosto. Não chega a ser inesquecível, mas corresponde as expectativas dentro de seu estilo, malte e lúpulo marcantes e sensação refrescante.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

21 melhores bares de cerveja do mundo!!

Conheça os 21 melhores bares de cerveja do mundo!! e o Brasil está na lista.. lugar que marcamos para ir na próxima visita à São paulo!

Não tem como negar uma gelada no boteco que for, mas é inquestionável que a experiência de saborear uma boa cerveja e conversar com os amigos fica ainda melhor quando o bar oferece não só um extenso cardápio com opções, mas também o ambiente ideal para degustá-las.
Thrilist, site norte-americano que aborda temas como lifestyle, bebidas e gastronomia, elegeu os 21 melhores bares de cerveja para você visitar em todo o mundo. E sabe do que mais? OBrasil está na lista! O responsável pela árdua tarefa de testar e escolher bares foi o cervejeiro Zach Mack. Especialista em cervejas e dono de seu próprio bar, ele percorreu o mundo em busca dos melhores lugares para tomar uma gelada e chegou à lista abaixo, em ordem alfabética:
1. Akkurat – Estocolmo, Suécia
21-bares1
Foto © Bern Rostad 
Pedida: Cantillon Gueuze
Além de diversos tipos de chope, a casa conta com uma lista com mais de 600 opções de cerveja – das mais comuns às mais curiosas.
2. Bakusyu Club Popeye – Tokyo, Japão
Pedida: Yo-Ho Tokyo Black Porter
Esta é uma das mais renomadas casas de cerveja em toda a Ásia. São 70 tipos de chopes que incluem não só as marcas japonesas, como Hitachino e Ise Kadoya, mas também cervejas norte-americanas e europeias.
3. Beerhouse on Long – Cape Town, África do Sul
21-bares2
Foto © Beerhouse
Pedida: Devil’s Peak King’s Blockhouse IPA
Além de oferecer 20 tipos de chope e cerca de 100 tipos de cerveja engarrafadas, o bar é conhecido por seus workshops sobre os diferentes estilos da bebida e sobre a produção local de cerveja.
4. The Brew Dock – Dublin, Irlanda
Pedida: Galway Bay Of Foam and Fury Imperial IPA
Se os bares irlandeses costumam ser paraísos para cervejeiros, espere até conhecer este. Esqueça a Guinness: são 24 tipos de chope, a maioria produzidos pela própria cervejaria, e mais de 100 títulos engarrafados.
5. Brothers Beer – Auckland, Nova Zelândia
21-bares3
Foto © Bern Rostad 
Pedida: Brothers Auckland Pale Ale
Com ar de vintage, este bar promete conquistar você com 18 tipos de chope e mais de 200 cervejas engarrafadas, incluindo as Yeastie Boys, Liberty Brewing e ParrotDog.
6. Café Abseits – Bamburg, Alemanha
Pedida: Aecht Schlenkerla Rauchbier Urbock
Na terra dos cervejeiros, não é nos biergartens que estão as pérolas da cerveja. Se você quer conhecer o verdadeiro gosto da Alemanha, é melhor visitar esta imensa coleção, que conta com marcas como . Ayinger, Weihenstephaner, Andechser e Schlenkerla.
7. Cardinal Pub – Stavanger, Noruega
Pedida: Nøgne Ø Tiger Tripel
Você demora para escolher o que vai beber? Então é melhor chegar cedo a este bar, que conta com nada menos que 550 títulos engarrafados e 22 tipos de chope.
8. Chez Moeder Lambic – Saint-Gilles, Bélgica
21-bares4
Foto © Daniel Lobo
Pedida: Cantillon Kriekenlambik
Não é difícil achar um bom bar de cerveja na Bélgica, mas este se sobressai especialmente pelo ambiente. Moderno e sofisticado, o lugar oferece ainda um simpático terraço, de onde você pode degustar os mais diversos rótulos.
9. Churchkey – Washington, DC, Estados Unidos
Pedida: Stillwater Cellar Door
Pense em 55 tipos de chope e mais de 500 cervejas engarrafadas. Se este não é o melhor bar para tomar uma gelada na costa leste…
10. Csak a jó sör – Budapeste, Hungria
Pedida: Fóti Kézműves Sörfőzde Keserű Méz
Ao pé da letra, o nome do bar quer dizer “Só cerveja boa”. E não decepciona! O bar, que dá suporte para a produção local da bebida, oferece mais de 200 rótulos de todo o mundo.
11. Dieu du Ciel – Montreal, Canadá
Pedida: Dieu du Ciel Aphrodisiaque
O Québec é conhecido por sua cerveja e este bar ajuda a manter a reputação da província canadense. Inspirado em pubs belgas, o local oferece as mais diversas cervejas e capricha nos famosos bagels para acompanhar.
12. Empório Alto dos Pinheiros – São Paulo, Brasil
21-bares7
Foto © Empório Alto dos Pinheiros
Pedida: 3 Lobos Pele Vermelha IPA
Com 33 tipos de chope, incluindo marcas internacionais, o bar oferece ainda mais de 700 tipos de cerveja engarrafada para você degustar ali mesmo ou em casa com os amigos.
13. Euston Tap – Londres, Inglaterra
Pedida: Thornbridge Dry-hopped Jaipur from cask
Com arquitetura estilosa, o bar oferece 150 tipos de cerveja em garrafa e 20 tipos de chope, a maioria deles produzidos na Inglaterra.
14. The Globe – Hong Kong, China
Pedida: Young Master Mo’ Mo’ Wit
Você pode não entender muito de mandarim, mas nesse bar você vai se sentir em casa – ou melhor, no paraíso! São 18 tipos de chope e mais de 100 tipos de cerveja em garrafa, vindas do Japão, América do Norte e Europa, disponíveis para saborear.
15. La Fine Mousse – Paris, França
21-bares5
Foto © La Fine Mousse
Pedida: Saint Germain Page 24 Réserve Hildegarde Blonde
Cansado dos vinhos franceses? Neste bar, você pode degustar mais de 20 tipos de chope e 150 tipos de cerveja produzidas não só na França, mas também na Bélgica e no restante da Europa.
16. The Local Pub – Atenas, Grécia
Pedida: Septem Citra Single Hop IPA
Sem se esquecer das microcervejarias da região, este bar grego oferece 20 tipos de chope e cerca de 100 rótulos de cerveja diferentes.
17. The Local Taphouse – Sydney, Austrália
Pedida: Kaiju! Where Strides the Behemoth Black IPA
Contando com diversas marcas da região, o bar traz 20 tipos de choppe e mais de 300 rótulos, incluindo algumas pérolas australianas, como a Mountain Goat e a Yeastie Boys.
18. Ma Che Siete Venuti a Fà – Roma, Itália
Pedida: LoverBeer BeerBera
Eis a perfeição para degustar cervejas! Do tipo de copo utilizado à escolha das cervejas no cardápio e às temperaturas das bebidas, tudo aqui é pensado nos mínimos detalhes para proporcionar uma experiência única de degustação.
19. Mikkeller – Copenhagen, Dinamarca
21-bares6
Foto © Bernt Rostad
Pedida: Mikkeller SpontanGooseberry
O bar da cervejaria Mikkeller não impressiona apenas pelo estilo do ambiente, mas por trazer seus melhores rótulos e oferecer algumas marcas–chave, como Three Floyds, Lost Abbey e Ballast Point.
20. Tørst – Brooklyn, Estados Unidos
Pedida: Evil Twin Imperial Doughnut Break
Dono de uma estrela no Guia Michelin, este não é apenas um bar, mas um renomado restaurante em que você pode aproveitar uma gastronomia impecável acompanhada das melhores cervejas.
21. Zly Casy – Praga, República Tcheca
Pedida: Kocour Catfish Sumeček
São três andares com as mais incríveis cervejas internacionais e regionais, que garantem a você uma experiência única de degustação e desbravamento do universo das cervejas.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

38 - 1795 – República Tcheca

1795 – Original Czech Lager
País: República Tcheca
Cervejaria: Budejovicky Mestansky Pivovar
Estilo: Bohemian Pilsener 
Álcool:4,7%
Embalagem: Garrafa, 500ml 

Ainda no Sul de Minas, compramos a 1795 para levantar nosso moral, no Casarão, um lugar bacana em São Lourenço. Trata-se de uma cerveja Tcheca Premium da categoria Bohemian Pilsener, original da Bohemia - República Tcheca e que definiu o estilo das cervejas límpidas e de cor clara. Uma Pilsener de verdade e não como as nossas Pilsens, que carregam só o nome.  A 1795 é produzida a partir de malte próprio de primeira qualidade.

A garrafa de 500ml tem um rótulo simples que destaca o nome. O líquido é dourado bem transparente, creme denso e persistente e média carbonatação. O aroma é bem suave e equilibrado. A 1795 possui um amargor moderado, mas bem perceptível, sem retrogosto marcante, deixando a cerveja bem refrescante.


A 1795 – Original Czech Lager foi uma experiência sensacional, uma Pilsener bem produzida, ideal para os amantes de cervejas refrescantes, mas com sabor encorpado, sabor de cerveja e não aguada. Com o grande número de importadoras de cervejas existente hoje no mercado é possível encontrar produtos de qualidade e fiéis ao estilo, como essa cerveja. Muito boa!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

37 - Karavelle Pilsen - Brasil

Karavelle
País: Brasil
Cervejaria: Karavelle
Estilo: Standard American Lager
Álcool:4,5%
Embalagem: Garrafa, 600ml 


 A Karavelle Pilsen nos foi apresentada pelo Helder em uma de nossas visitas a cidade de Carmo de Minas, sul do estado. Boa cerveja, mas melhor foi a companhia. Garrafa e rótulo bem trabalhados, o que confere a cerveja uma boa apresentação. A Cerveja não foge ao estilo Lager, líquido amarelo límpido e espuma média, intensa carbonatação. O aroma possui um toque floral e seu sabor é pouco amargo e bem leve, sem grandes novidades. Cerveja para beber gelada e em quantidade, bem no padrão apresentado por nosso mercado cervejeiro, assim não deixou grande impressão, mas agrada ao gosto da maioria. Nosso encontro na bela cidade do sul de Minas foi inesquecível, já a Karavelle Pilsen nem tanto. 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

36 - Capivaryana - Brasil

Capivaryana
País: Brasil
Cervejaria: Belco
Estilo: American Lager
Álcool:4,7%
Embalagem: Garrafa, 600ml 


Essa foi um presente da mana Luzia para nossa caminhada ao número 750 (será?!?!?!). É uma puro malte Pilsen da cervejaria Belco, trata-se de mais um rótulo que pretende dar uma melhorada no padrão de nossas cervejas, e até consegue. Coloração bonita e espuma duradoura, refrescante e com aroma e retrogosto mais marcante que nossas tradicionais, porém não chega a ser nada excepcional. A Capivaryana foi trazida pelo italiano Gaetano Schincariol no início do século passado e produzida na cidade de Capivari, tem um rótulo estilo antigo e bem bonito, no final valeu a experiência, é bem melhor que nossas aguadas campeãs de vendas no Brasil, mas nada além disso.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

35 - Paulistânia - Brasil

Paulistânia
País - Brasil
Cervejaria - Casa di Conti
Estilo - Premium American Lager
Álcool - 4,8%
Embalagem - Garrafa, 600ml

Paulistânia
Mais uma nacional de qualidade diferenciada, essa nova onda das cervejarias brasileiras em optar por lançamentos de qualidade tá favorecendo demais os consumidores mais exigentes, essas aguadas tradicionais tão perdendo força, ao que parece. Trata-se de uma Premium de puro malte, encorpada e com aroma acentuado, não é muito amarga, ideal para aqueles menos acostumados com o estilo Premium. 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

34 - Kaiser Gold - Brasil

Gold
País: Brasil
Cervejaria: FEMSA
Estilo: Premium American Lager
Álcool: 5,4%
Embalagem: Long Neck, 330ml


Antes de qualquer coisa, vale a observação de um lance de mercado sobre essa cerveja, a Kaiser tratou esse produto com tanto cuidado e alto padrão que até excluiu seu próprio nome do produto, deixando apenas o nome “Gold” no rótulo e demais materiais promocionais. Numa de nossas passagens por BH tivemos a oportunidade de experimentá-la junto com Rubens, amigo nosso, e chegamos a mesma conclusão, a Gold realmente é diferenciada, mais maltada e lupulada, como deve ser uma cerveja Premium, aliás. Possui uma coloração dourada e espuma média, aroma marcante e sabor mais forte e encorpado. Uma cerveja que facilmente será uma de nossas escolhidas para sempre estar na geladeira de casa. Destaque também para o rótulo preto que dá personalidade ao produto e afasta qualquer preconceito contra a Kaiser, que seguramente ainda existe muito, a despeito do pulo de qualidade que a Cervejaria deu nos últimos tempos, também em relação a Pilsen.

terça-feira, 20 de maio de 2014

33 - Kaiser Radler - Brasil

Kaiser Radler
País: Brasil
Cervejaria: Heineken
Estilo: Radler (Fruit Beer)
Álcool: 2%
Embalagem: Long Neck,


Difícil ficar a vontade em chamar esses produtos de cerveja. Eterno embate destilados x fermentados, a Kaiser Radler então se enquadra como uma bebida fermentada com cara de destilada, tipo “Ice”, tudo que foi dito sobre a Desperados no post anterior serve também para essa Kaiser. O que difere é o fato de não ter o aroma de tequila, mas feita da mistura de cerveja com suco de limão concentrado com teor alcoólico bem baixo, apenas 2%. A receita Radler é claramente feita com o propósito de ser uma bebida refrescante, leve e suave, ideal para o um público jovem e menos exigente, que pretende apenas matar a sede e curtir uma bebida sem grande teor de álcool. Em relação a Desperados, a Kaiser é bem inferior, é simplesmente um suco de limão, a cerveja é pouco notada, por outro lado pode agradar àqueles que não curtem cerveja ou mesmo bebidas alcoólicas. 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

32 - Desperados - Holanda

Desperados
País: Holanda
Cervejaria: Fischer d’Alsace (Grupo Heineken)
Estilo: Specialty Beer
Álcool: 5,9%
Embalagem: Long Neck, 330ml


De imediato surgiu um problema para essa postagem, qual estilo pertence essa cerveja e, pior, é cerveja? A saída foi enquadrá-la como Speciality Beer (?!?!), quanto ao fato de ser ou não cerveja, bom aí complicou, vamos usar o termo “produto” mais amplo e adequado para o caso. Quem gosta de bebida fermentada não vai aprovar a Desperados, não é boa, o gosto é cítrico, retrogosto ruim e enjoativo e o aroma é de tequila, enfim, não parece cerveja, podiam arrumar outro nome para isso. Parece estar havendo uma tendência nos novos lançamentos, a Kaiser limão e outras, de se buscar um produto que agrade ao público mais jovem e variado, que procura bebidas refrescantes, leves e de garrafinhas com design interessante, as famosas bebidas de “balada”. Essa nova onda de variações de cervejas parece não ter limites! Aliás, o que causa mais curiosidade na Desperados é claramente o fato de o rótulo sugerir se tratar de uma cerveja com tequila, na verdade ela é um produto a base de lúpulo e cevada e apenas o aroma é de tequila, claro. O grande problema, pelo menos para os cervejeiros, é que o que se destaca no produto final é o sabor do limão e o grau alcoólico, ficando mais perto das bebidas “Ice” do que das cervejas. Para não ficar sem nenhum comentário mais positivo, a Desperados é bem refrescante e muito melhor do que a Kaiser Radler, próximo post, já que tem mais álcool, assim funciona bem para aqueles que curtem as bebidas cítricas.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

31 - Bernard Amber – República Tcheca

 Bernard Amber
País: República Tcheca
Cervejaria: Family Brewery Bernard
Estilo: Lager Amber
Álcool: 4,7%
Embalagem: Garrafa, 500ml

Como quinta-feira é nosso dia especial para degustações mais elaboradas, voltamos ao Petruccio e escolhemos uma cerveja cuja garrafa logo de imediato nos causou excelente impressão, já que possui um sistema de abertura exclusivo que possibilita ser novamente fechado de maneira bem simples e charmosa. Mas outro motivo que nos levou a escolher a Bernard mesmo antes do primeiro gole, foi o fato de ser uma cerveja Tcheca, região das melhores cervejas Amber Lager do planeta. Amber são as cervejas levemente avermelhadas e escuras, quase marrons. A Bernard tem tonalidade intensa e muito bonita, espuma densa de média duração. Aroma e sabor leve, porém mais intenso do que as marcas mais populares, bem equilibrada, deliciosa, aliás. Para o estilo, a Bernard se destaca, é bem menos aguada e apesar de nossa preferência pelas Ales, esta cerveja nos deixou uma boa impressão, pois é bem saborosa e encorpada, talvez a melhor já experimentada entre as Lagers até aqui. E a garrafa? Bem, é também, junto com sua ualidade geral, um grande diferencial da marca, ficam duas possibilidades, guardá-la ou mesmo usá-la como garrafa de água na geladeira, já que para cervejeiros, até a água gelada precisa de estilo.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

30 - Serramalte - Brasil

Serramalte
País: Brasil
Cervejaria: AmBev
Estilo: Standard American Lager
Álcool: 5,5%
Embalagem: Garrafa, 600ml


Voltando às marcas mais conhecidas do Brasil, trataremos da Serramalte que já tem um público bastante grande e uma fama já estabelecida como uma das cervejas de maior qualidade no estilo Standard Lager. Criada no Rio Grande do Sul e mais tarde incorporada pela Antarctica nos anos 80, a Serramalte agrada aos bebedores de cervejas mais rigorosos por ser mais encorpado do que as populares Pilsen, é de baixa fermentação, porém é produzida com mais malte e num processo mais longo, resultando numa cerveja com teor alcoólico mais alto, 5,5%, e amargor acentuado. Sua relação custo benefício é altamente favorável, com líquido de cor mais forte e espuma mais duradoura, a Cerveja Serramalte certamente é a melhor nacional Standard Pilsen atualmente. 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

29 - Eisenbahn Kolsch - Brasil

Eisenbahn Kolsch
País: Brasil
Cervejaria: Sudbrack - Schincariol
Estilo: Ale - Kolsch
Álcool: 4,8%
Embalagem: Long Neck, 355ml


Mais uma Eisenbahn, já conhecida e de grande prestígio no Brasil, dessa vez experimentamos a tipo Kolsch, receita vindo da cidade de Colônia, Alemanha, da família Ale, alta fermentação e líquido dourado, leve ao paladar e com amargor baixo. Feita da mistura de vários tipos de malte, entre eles o de trigo, trata-se de uma cerveja bem saborosa e suave que nos agradou bastante. Assim como as demais Eisenbahn, é produzida rigorosamente nos padrões estabelecidos para as Cervejas Alemãs, resultando em cervejas de altíssima qualidade.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

28 - Eisenbahn Dunkel - Brasil

Eisenbahn Dunkel
País: Brasil
Cervejaria: Sudbrack - Schincariol
Estilo: Lager Schwarbier
Álcool: 4,8%
Embalagem: Long Neck, 300ml


Mais uma variedade da cerveja Eisenbahn, essa é uma cerveja escura e de sabor marcante, bastante forte. A Eisenbahn Dunkel ou numa tradução literal do alemão, Ferrovia Escura, tem aroma torrado e característico que agrada em cheio os apreciadores de cervejas, líquido de cor marrom escuro, espuma de média duração e retrogosto curto e não muito amargo. Além dessa Lager, a marca Eisenbahn tem outras variedades e vem se destacando no mercado das cervejas no Brasil e até no Exterior, a fábrica fica em Blumenau, Santa Catarina, terra também da Oktoberfest. Particularmente nossa preferência continua pela Ale, porém a Dunkel foi aprovadíssima.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

27 - Eisenbahn Strong Golden Ale - Brasil

Eisenbahn Strong Golden Ale
País: Bélgica
Cervejaria: Sudbrack - Schincariol
Estilo: Golden Strong Ale
Álcool: 8,5%
Embalagem: Long Neck, 300ml


Durante nossa viagem pelo mundo das cervejas, temos criado uma preferência pelo estilo Ale, as vermelhas, no caso dessa Eisenbahn, trata-se de uma Strong Golden, mais forte e encorpada e com alto teor alcoólico, 8,5 %, que lhe confere um diferencial interessante, por essa razão, é uma cerveja pra ser degustada com calma e mais lentamente. Possui coloração dourada e turva e espuma consistente e de média duração. O aroma também é mais notado. Muito boa.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

26 - Red Stripe - Jamaica

Red Stripe
País: Jamaica
Cervejaria: Desnoes and Geddes Limited
Estilo: Premium American Lager
Álcool: 4,7 %
Embalagem: Garrafa 330ml

A Red Stripe é uma cerveja Premium Lager produzida na Jamaica, fato que nos chamou atenção e nos fez experimentá-la numa de nossas passagens por São Paulo. O lugar escolhido também foi bastante especial, um tradicional bar na Freguesia do Ó, chamado FrangÓ, conhecido por sua incrível carta de cerveja e pela aclamada porção de coxinha, a melhor do Planeta segundo seus frequentadores.

Voltando a cerveja, trata-se de uma cerveja levemente mais doce do que as brasileiras de mesmo estilo, bastante suave e com amargor leve no retrogosto, boa espuma e cor amarela palha. Enfim, é uma cerveja bem ao gosto mais popular e para ser bebida bem gelada e em quantidades. Mas o grande destaque da Red Stripe fica por conta da simpática garrafinha com jeito de xarope antigo e com os curiosos “avisos do governo” sobre a ingestão de álcool impressos na parte de trás da garrafa.