domingo, 29 de março de 2015

49 – Estrella Galicia

Estrella Galicia
País: Espanha
Cervejaria: Hijos de Hivera
Estilo: Standard American Lager
Álcool: 4,7%
Embalagem: Long Neck, 330 ml


A Estrella Galicia é mais um produto da Cervejaria Hijos de Hivera, La Coruna, Espanha. Assim como a 1906 é superior às nacionais mais populares do Brasil (o que não quer dizer muita coisa...rs), porém com teor alcoolico inferior e ainda mais leve do que a irmã espanhola.
Possui coloração límpida amarela-clara, carbonatação baixa e espuma de média formação e pouco persistência. Aroma um pouco adocicado com destaque para o malte. O sabor é bem suave, quase sem amargor e levemente doce, o lúpulo praticamente não é percebido deixando um retrogosto curto e suave. No fim, a Estrella Galicia é um boa cerveja e de alto drinkability, mas fica por ai. 

sábado, 28 de março de 2015

48 – 1906 – Reserva Especial

1906 – Reserva Especial


País: Espanha
Cervejaria: Hijos de Hivera
Estilo: Premium American Lager
Álcool: 6,5%
Embalagem: Long Neck, 330 ml


Voltamos para as tipos "American Lager", dessa vez com uma Hijos de Hivera. cerveja espanhola, produzida na cidade de La Corunha. Trata-se de uma cerveja Premium, de líquido cobreado e límpido que produz uma espuma bege, persistente e de boa formação. A carbonatação é média para alta e no aroma se destaca o malte e um leve tostado. O sabor é bem leve, quase sem presença do lúpulo, no início mais doce e levemente amargo no fim, bem leve mesmo. retrogosto bastante suave e curto. Essas características fazem da 1906 um cerveja com alto "drinkability", excelente para ser consumida em quantidade e bem gelada. Levemente superior as nacionais industriais e bom custo benefício.

domingo, 22 de março de 2015

47 – Bohemia Confraria

Bohemia Confraria
País: Brasil
Cervejaria: Ambev
Estilo: Belgian Dubbel
Álcool: 6,2%
Embalagem: Long Neck, 315 ml





Agora com a inclusão da Bohemia Confraria na Taberna do O'mar, lugar agradável no centro histórico de Del Rei, resolvemos postar no blog nossa apreciação. Não resta dúvidas que trata-se de uma Top da Cervejaria Ambev. Produzida com receita belga tradicional, daí o sobrenome, veio pro mercado pra se destacar entre as populares da indústria brasileira. Malte de cevada e cereais não maltados, carboidratos e lúpulo, nasceu como uma edição especial pra se diferenciar das Pilsens de aveia e milho do mercado nacional e vem ganhando espaço. A belga da Ambev é da família Ale, liquido castanho médio e levemente turvo, carbonatação média e espuma com boa formação e duração. O aroma é levemente adocicado. O sabor é bastante agradável e equilibrado, porém bem mais encorpado que as tradicionais da Ambev, o teor alcoolico também é superior, 6,2%. No conjunto, a Bohemia Confraria é uma cerveja de bom nível, sobretudo para pessoas que, como nós, aprecia as cervejas Ale. Com a recente invasão de importadas e com a nova onda de nacionais artesanais no estilo Belga, existem diversas opções no mercado, a Leffe ainda é nossa preferida, porém já que nem sempre os bares e mercados oferecem grande variedade, a Confraria passa a ser grande escolha. 

sexta-feira, 20 de março de 2015

46 – Molotov Cocktail

Molotov Cocktail
País: Estados Unidos
Cervejaria: Evil Twin Brewing
Estilo: Imperial/Double IPA
Álcool: 13%
Embalagem: Garrafa, 330 ml

Em nossas andanças, deparamos com essa cerveja de nome bastante chamativo, Cocktail Molotov. Na segurança do lar, resolvemos degustá-la com alguns petiscos de acompanhamento, já prevendo o que viria pela frente. Essa cerveja americana é uma Imperial IPA, estillo que se destaca pela proeminência do lúpulo, feita de puro malte Pale Ale, alta fermentação. No caso da Molotov, trata-se de uma "double" Imperial, cerveja cabra macho!!!
Líquido de cor dourada, um cobre bem turvo, carbonatação baixa e espuma densa e persistente. O aroma é de mel, caramelo, e com forte presença alcoolica. O sabor é bem amargo, muito mesmo, começa com um dulçor intenso pra depois vir um amargor forte. Cerveja bastante lupulada e retrogosto que parece não ter fim. A Molotov é uma cerveja bem pesada, teor alcoolico alto, 13%, o que até é positivo, contudo tem um gosto forte, do tipo "cada gole, uma careta", pra ser tomada bem lentamente, sem pressa, e sempre com tira gosto presente. Decididamente para os amantes de cervejas lupuladas e amargas. Até aqui, foi nossa experiência mais intensa no que se refere a cervejas do tipo IPA, justifica o "Evil" do rótulo, que aliás é bem bonito. 


sexta-feira, 13 de março de 2015

45 – Paulaner Münchner Hell



Paulaner Brauerei Munchen
País: Alemanha
Cervejaria: Paulaner Brauerei Munchen
Estilo: Munich Helles Lager
Álcool: 4,9%
Embalagem: Garrafa, 500 ml

Passando pela Região dos Lagos, Rio de Janeiro, durante o verão, tivemos a oportunidade de conhecer a Paulaner em um desses empórios especializados em cerveja. Essa cerveja de origem Alemã é tida como a mais popular de Munique. As cervejas alemãs são produzidas dentro das mais rígidas tradições cervejeiras, essa não foge a regra. Malte Pilsen, lúpulo e leveduras exclusivas fazem da Paulaner uma cerveja de alto nível, trata-se de uma Helles Lager, estilo típico da cidade alemã, fortemente maltada, mas não muito doce.

Possui uma coloração dourada límpida, relativa carbonatação e espuma de baixa formação e persistência. O aroma é bem equilibrado com predominância do malte. O sabor também é sutil, levemente amarga, bem leve mesmo. 
No final a Paulaner deixou boa impressão, é uma cerveja bem ao gosto geral, os igredientes de qualidade e bem equilibrados fazem dela um produto levíssimo ao paladar, suave e pra ser apreciado sem a menor moderação. Excelente escolha para nosso clima, pra ser servida bem gelada.