quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

63 – Áustria Dunkel

Áustria Dunkel
País: Brasil
Cervejaria: Krug Bier
Estilo: Munich Dunkel
Álcool: 4,7 %
Embalagem: Garrafa, 600ml

A cerveja escura da Krug Bier tem receita originalmente alemã, dentro do estilo que se pretende, Munich Dunkel (escuro em alemão). A Áustria Dunkel possui coloração escura acobreado e opaco, média carbonatação e creme bege e cremoso com boa formação e resistência. Aroma torrado de caramelo bastante agradável. O sabor é maltado com predominância do café levemente achocolatado, o lúpulo também é percebido, deixando a cerveja levemente amarga e com retrogosto marcante. Tem razoável drinkability, apesar do estilo, por ser menos amarga do que se espera. Mais uma boa cerveja da Áustria. 

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

62 – Áustria Export

Áustria Export
País: Brasil
Cervejaria: Krug Bier
Estilo: Premium American Lager
Álcool: 4,9 %
Embalagem: Long Neck, 355ml


Essa Áustria da Krug Bier reproduz a Lager de 600ml produzia pela cervejaria e comentada no post anterior do nosso blog. A novidade é a embalagem de 355ml e o rótulo. Estratégia da marca que se explica pelo próprio nome, Áustria Export. O formato long neck agrada o consumidor que prefere o consumo de cervejas sem a socialização típica das mesas de boteco, ideal para baladas e calçadas das noites das cidades. O rótulo também confere a Export um visual mais moderno e descolado. Boa cerveja, destaque do Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau em 2013, medalha de prata. 


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

61 – Áustria Lager

Áustria Lager
País: Brasil
Cervejaria: Krug Bier
Estilo: Premium American Lager
Álcool: 4,8 %
Embalagem: Garrafa, 600ml

Cerveja do mais popular e aclamado estilo American Lager ou popularmente chamado por aqui Pilsen. A Áustria Lager segue o padrão da cervejaria Krug Bier, produzida a partir de ingredientes de qualidade, porém assim como as cervejas da indústria brasileira, malte com alto teor de misturas.

Sua coloração é amarela palha, dourada e transparente e carbonatação alta. Creme branco de baixa formação e durabilidade. O aroma é levemente herbal e maltado. O sabor possui um leve dulçor e amargor baixo que se mantém no retrogosto. É refrescante e bem equilibrada, se bem gelada possui alto drinkability. No geral é melhor que a média das marcas nacionais, porém não é o destaque da cervejaria Krug, certamente. 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

60 – Áustria Hefe Weizen

Áustria Hefe Weizen

País: Brasil
Cervejaria: Krug Bier
Estilo: German Weizen
Álcool: 5,1 %
Embalagem: Garrafa, 600ml










A grande cerveja de trigo do Brasil. A Áustria Hefe Weizen agrada em cheio até aqueles não tão fans das cervejas desse estilo, como nós. Produzida com trigo maltada, possui cor levemente dourada, com espuma de curta duração e boa carbonatação. Aroma muito agradável e característico. Sabor adocicado na medida certa e refrescante e frutado. Ótimo drinkability, ideal para dias quentes. Aprovadíssima.  

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

59 – Áustria Imperium

Áustria Imperium
País: Brasil
Cervejaria: Krug Bier
Estilo: IPA
Álcool: 9,5 %
Embalagem: Garrafa, 600ml


Cerveja do controverso estilo Imperial IPA, odiado por uns e amado por outros. A IPA é sempre uma cerveja para amantes mais entusiasmados. A Áustria Imperium segue essa tradição, maltes selecionados e aroma lupulado. Líquido cobre, espuma escura de alta formação e mediamente resistente, carbonatação alta. Aroma frutado e levemente caramelo, o alto teor alcoólico aparece também. O sabor é amargo, porém não tanto quanto as mais famosas do estilo. Gosto característico de malte. Teor alcoólico de 9,5%, mas no conjunto a Imperium não é pesada, mantém um certa leveza. Retrogosto com amargor marcante. Não entusiasma tanto em se tratando de uma IPA, mas deixa uma boa impressão quanto à qualidade. 

domingo, 29 de novembro de 2015

58 – Áustria Golden Ale

Áustria Golden Ale
País: Brasil
Cervejaria: Krug Bier
Estilo: Blond Ale
Álcool: 4,7 %
Embalagem: Garrafa, 600ml






A partir desse post passamos a apresentar a linha de cervejas Áustria, produzida pela cervejaria Krug Bier de Belo Horizonte. Essa oportunidade só foi possível graças ao presente recebido por Helder, afinal padrinho é padrinho (rsrs).

A Áustria Golden Ale tem líquido dourado e um pouco turvo, espuma média de curta duração e baixa carbonatação. O aroma é marcante e bastante agradável, levemente doce, puxado para o mel. Possui sabor em que predomina o lúpulo, leve amargor e bem agradável, o equilíbrio do sabor certamente agradará a maioria. Retrogosto com amargor suave e não muito longo. Trata-se de uma cerveja de alto padrão e bem fiel ao estilo, é leve e cremosa. Sua refrescância a torna bem leve e com alto drinkability. 

domingo, 27 de setembro de 2015

57 – Darguner Pilsener

Darguner Pilsener
País: Alemanha
Cervejaria: Harboes Bryggeri
Estilo: German Pilsner
Álcool: 5 %
Embalagem: Lata, 330ml











Uma das cervejas mais respeitas da Alemanha. Trata-se de uma Pilsener Premium, menos maltada e mais lupulada. Aparência característica do estilo, líquido dourado claro e creme branco de média persistência e baixa duração. Carbonatação média e refrescante. O aroma é seu destaque, muito agradável. O sabor é também bem característico, sem novidade, leve amargor que deixa um retrogosto curto no fim. Cerveja leve e refrescante, muito boa, mas longe de ser inesquecível, possui qualidade, sem dúvidas, na média das boas cervejas do mercado. A lata é bem bonita e o rótulo tem personalidade. 




quinta-feira, 24 de setembro de 2015

56 - Wexford Irish Cream Ale

Wexford Irish Cream Ale
País: Irlanda
Cervejaria: Greene King
Estilo: Cream Ale
Álcool: 5 %
Embalagem: Lata, 473ml










Cerveja fabricada dentro do rigoroso estilo Irlandês de fermentação. Naturalmente macia e cremosa. Coloração acobreada e espuma bastante densa e cremosa creme. Aparência única e incrível por causa da cápsula de nitrogênio que produz um barulho ao abrir a latinha. O aroma é frutado em que prevalece o malte. O sabor é bem suave e levemente lupulado ligeiramente picante. Líquido um pouco aguado  e muito cremoso, nem parece cerveja. Sensação bem estranha e única, fora dos padrões. Diferente, porém agradável ao paladar. Retrogosto amargo. O teor alcoólico é de 5% mas passa batido, nem se percebe. Alto drinkability. Cerveja inesquecível, menos pelo sabor e mais pela originalidade. Tudo isso numa embalagem verde e bem bacana. Valeu a experiência. 








quinta-feira, 28 de maio de 2015

55 – Ecobier Puro Malte

País: Brasil

Cervejaria: Krill

Estilo: Standard American Lager

Álcool: 4,5%

Embalagem: Lata, 350ml




Já tratamos de outras duas variações da cerveja Ecobier aqui no blog, Malzibier e Pilsen. Dessa vez, voltando ao Parque das Águas de São Lourenço-MG, experimentamos a Puro Malte. Como não podia deixar de ser, a Ecobier é produzida com água de primeira qualidade e, nesse caso, de puro malte. Líquido dourado e baixa carbonatação, possui espuma bem formada e boa duração. O aroma é levemente maltado e bem equilibrado com o amargor do lúpulo. O retrogosto é curto e levemente amargo. Possui corpo leve e teor alcoólico de 4,5%. A Ecobier Puro Malte até surpreendeu pela qualidade bem superior aos outros produtos da cervejaria Krill. Refrescante e com gosto de cerveja. Aprovada. 



sexta-feira, 22 de maio de 2015

54 – Eggenberg Hopfenkönig

Eggenberg Hopfenkönig
País: Áustria
Cervejaria: Schloss Eggenberg
Estilo: Lager Pilsen
Álcool: 5,1%
Embalagem: Long Neck, 330ml

Cervejaria austríaca de alto padrão e reconhecimento na Europa produz uma cerveja Lager Pilsen que logo no visual já mostra sua qualidade. Garrafa verde e rótulo bem estilizado com inscrições na língua nativa e com um sistema de abertura bem prático e sofisticado. A Eggenberg Hopfenkönig é produzida com Malte de Cevada e o famoso lúpulo de Saaz, melhor impossível.
Seu líquido é amarelo claro e brilhante, encorpado e carbonatação média. A espuma é branca e de boa formação e persistência.
O aroma é refrescante e bem lupulado e o sabor é amargo e seco, o equilíbrio entre o malte e o lúpulo é perfeito. Retrogosto curto e razoavelmente amargo.

No fim essa cerveja se mostrou bem acima da média, apesar de refrescante possui corpo médio e por isso ideal para nosso clima e para ser consumida sem moderação. 

sexta-feira, 24 de abril de 2015

53 – Oranjeboom 16 Mega Strong

Oranjeboom 16 Mega Strong
País: Holanda
Cervejaria: United Dutch Breweries
Estilo: Malt Liquor
Álcool: 16%
Embalagem: Lata, 500 ml

Cerveja mais foda até aqui! Seja pelo teor alcoólico ou por seu sabor intenso. A Oranjeboom Mega Strong já traz no nome seu peso, cerveja tipo Malt Liquor, estilo ainda secundário de cervejas especiais, de alto teor alcoólico, nesse caso incríveis 16%. Essa cerveja feita de água, malte de cevada, acúcar, lúpulo e levedura resulta numa bomba de sensações fortes, com destaque para o álcool que marca seu aroma e seu sabor de maneira explícita. Compramos a Oranjeboom em uma de nossas viagems à São Paulo e, sabiamente, deixamos para experimentar em casa, num "esquenta" pré noitada. Líquido de cor dourada escura, espuma média formação e persistência. O aroma é fortemente marcado pelo álcool, também frutado e adocicado. Possui sabor maltado, doce e frutado e levemente apimentado, mas assim como no aroma, o álcool toma conta do paladar e faz da Oranjeboom uma cerveja realmente quente, amarga e com retrogosto sem fim. No conjunto essa Holandesa deixa um impressão marcante e inesquecível, claro que não se trata de uma bebida equlibrada, mas sim um produto para situações e paladares específicos. Seu nome e rótulo têm origem na família Real Holandesa, a famosa "Casa de Orange". Foi uma experiência única pelo fato de se tratar de uma cerveja com teor alcoólico muito maior do que o habitual e também por ser uma cerveja bastante pesada. Excelente para abrir os trabalhos de uma noite longa, ao final da lata de 500 ml, já estávamos bem animados. 

domingo, 12 de abril de 2015

52 – Fuller's ESB

Fuller's ESB
País: Inglaterra
Cervejaria: Fuller's
Estilo: English Pale Ale
Álcool: 5,9%
Embalagem: Garrafa, 500 ml




Conhecida na terra da Rainha como Bitter (amargo), a ESB é uma Cerveja Ale, Premium, estilo reconhecido como English Pale Ale. Seu líquido possui cor escura e bem avermelhada, que deixa excelente impressão no copo, carbonatação moderada e espuma de boa formação e persistência e de cor creme. O aroma é maltado e frutado, bem refrescante. O sabor é bem amargo com leve dulçor, bom equilíbrio entre o malte e o lúpulo, no fim deixa um retrogosto mais longo e bem amargo, mas nada em exageros. O estilo Ale é sempre muito saboroso, no caso da ESB é ainda mais intenso por se tratar de uma Special Bitter. Garrafa e rótulo bem estiloso, a cor e textura do líquido chama bastante atenção e sabor, embora equlibrado, com um amargor marcante. Não se trata de uma cerveja com alto drinkability, é pra ser saboreada com calma e estilo. Cerveja de alto padrão,aprovadíssima, assim como o lugar no qual a conhecemos, um bar na Vila Madalena, SP.   



sábado, 4 de abril de 2015

51 – Invicta Imperial Stout

Invicta Imperial Stout
País: Brasil
Cervejaria: Invicta
Estilo: Russian Imperial Stout
Álcool: 9%
Embalagem: Garrafa, 500 ml




Mudando completamente de assunto e voltando os olhos para o mercado em expansão das cervejas nacionais. Vamos falar agora da Invicta, cervejaria brasileira situada em Ribeirão Preto, SP. Trata-se de uma cerveja de uma Russian Imperial Stout, estilo da família Ale, escura de sabor intenso e forte, elevado teor alcoólico e sabor mais torrado, o nome se refere ao fato de ter sido muito popular na Corte Imperial Russa. A Invicta Russian Imperial Stout é uma cerveja de aparência escura, quase negra, com espuma média e de pouca duração e pouca carbonatação. O aroma é de café e chocolate bem intenso, como o lúpulo destacado. É bastante saborosa e forte, destaque para o gosto do chocolate, causando um dulçor acentuado. Retrogosto amargo bastante presente e longo. Essa Invicta é bem encorpada e com 9% de álcool, bem ao estilo Stout. O estilo não é muito popular, mas também não é uma cerveja pra ser consumida em grande quantidade e nem para matar a sede, mas certamente é muito saborosa. 

sexta-feira, 3 de abril de 2015

50 – Birra Moretti

Birra Moretti
País: Itália
Cervejaria: Kautenhausen/Heineken
Estilo: Premium American Lager
Álcool: 4,6%
Embalagem: Long Neck, 330 ml



Continuando no estilo mais popular do mundo, American Lager, e também na mesma região da Europa, experimentamos a tradicional cerveja italiana Birra Moretti. Trata-se de uma Premium American Lager produzido com água, malte de cevada, milho e lúpulo. O líquido é amarelo bem claro, carbonatação média e espuma de pouca durabilidade. O aroma é levemente maltado e metálico. O sabor é bem equilibrado com predominância do malte e um leve amargor, retrogosto curto, porém por se tratar de uma Premium é um pouco mais marcante seu amargor. No final é uma boa cerveja, leve e para ser apreciada bem gelada. Não faz feio, mas também não condiz com a bela garrafa e com o rótulo bacana que apresenta. 




domingo, 29 de março de 2015

49 – Estrella Galicia

Estrella Galicia
País: Espanha
Cervejaria: Hijos de Hivera
Estilo: Standard American Lager
Álcool: 4,7%
Embalagem: Long Neck, 330 ml


A Estrella Galicia é mais um produto da Cervejaria Hijos de Hivera, La Coruna, Espanha. Assim como a 1906 é superior às nacionais mais populares do Brasil (o que não quer dizer muita coisa...rs), porém com teor alcoolico inferior e ainda mais leve do que a irmã espanhola.
Possui coloração límpida amarela-clara, carbonatação baixa e espuma de média formação e pouco persistência. Aroma um pouco adocicado com destaque para o malte. O sabor é bem suave, quase sem amargor e levemente doce, o lúpulo praticamente não é percebido deixando um retrogosto curto e suave. No fim, a Estrella Galicia é um boa cerveja e de alto drinkability, mas fica por ai. 

sábado, 28 de março de 2015

48 – 1906 – Reserva Especial

1906 – Reserva Especial


País: Espanha
Cervejaria: Hijos de Hivera
Estilo: Premium American Lager
Álcool: 6,5%
Embalagem: Long Neck, 330 ml


Voltamos para as tipos "American Lager", dessa vez com uma Hijos de Hivera. cerveja espanhola, produzida na cidade de La Corunha. Trata-se de uma cerveja Premium, de líquido cobreado e límpido que produz uma espuma bege, persistente e de boa formação. A carbonatação é média para alta e no aroma se destaca o malte e um leve tostado. O sabor é bem leve, quase sem presença do lúpulo, no início mais doce e levemente amargo no fim, bem leve mesmo. retrogosto bastante suave e curto. Essas características fazem da 1906 um cerveja com alto "drinkability", excelente para ser consumida em quantidade e bem gelada. Levemente superior as nacionais industriais e bom custo benefício.

domingo, 22 de março de 2015

47 – Bohemia Confraria

Bohemia Confraria
País: Brasil
Cervejaria: Ambev
Estilo: Belgian Dubbel
Álcool: 6,2%
Embalagem: Long Neck, 315 ml





Agora com a inclusão da Bohemia Confraria na Taberna do O'mar, lugar agradável no centro histórico de Del Rei, resolvemos postar no blog nossa apreciação. Não resta dúvidas que trata-se de uma Top da Cervejaria Ambev. Produzida com receita belga tradicional, daí o sobrenome, veio pro mercado pra se destacar entre as populares da indústria brasileira. Malte de cevada e cereais não maltados, carboidratos e lúpulo, nasceu como uma edição especial pra se diferenciar das Pilsens de aveia e milho do mercado nacional e vem ganhando espaço. A belga da Ambev é da família Ale, liquido castanho médio e levemente turvo, carbonatação média e espuma com boa formação e duração. O aroma é levemente adocicado. O sabor é bastante agradável e equilibrado, porém bem mais encorpado que as tradicionais da Ambev, o teor alcoolico também é superior, 6,2%. No conjunto, a Bohemia Confraria é uma cerveja de bom nível, sobretudo para pessoas que, como nós, aprecia as cervejas Ale. Com a recente invasão de importadas e com a nova onda de nacionais artesanais no estilo Belga, existem diversas opções no mercado, a Leffe ainda é nossa preferida, porém já que nem sempre os bares e mercados oferecem grande variedade, a Confraria passa a ser grande escolha. 

sexta-feira, 20 de março de 2015

46 – Molotov Cocktail

Molotov Cocktail
País: Estados Unidos
Cervejaria: Evil Twin Brewing
Estilo: Imperial/Double IPA
Álcool: 13%
Embalagem: Garrafa, 330 ml

Em nossas andanças, deparamos com essa cerveja de nome bastante chamativo, Cocktail Molotov. Na segurança do lar, resolvemos degustá-la com alguns petiscos de acompanhamento, já prevendo o que viria pela frente. Essa cerveja americana é uma Imperial IPA, estillo que se destaca pela proeminência do lúpulo, feita de puro malte Pale Ale, alta fermentação. No caso da Molotov, trata-se de uma "double" Imperial, cerveja cabra macho!!!
Líquido de cor dourada, um cobre bem turvo, carbonatação baixa e espuma densa e persistente. O aroma é de mel, caramelo, e com forte presença alcoolica. O sabor é bem amargo, muito mesmo, começa com um dulçor intenso pra depois vir um amargor forte. Cerveja bastante lupulada e retrogosto que parece não ter fim. A Molotov é uma cerveja bem pesada, teor alcoolico alto, 13%, o que até é positivo, contudo tem um gosto forte, do tipo "cada gole, uma careta", pra ser tomada bem lentamente, sem pressa, e sempre com tira gosto presente. Decididamente para os amantes de cervejas lupuladas e amargas. Até aqui, foi nossa experiência mais intensa no que se refere a cervejas do tipo IPA, justifica o "Evil" do rótulo, que aliás é bem bonito. 


sexta-feira, 13 de março de 2015

45 – Paulaner Münchner Hell



Paulaner Brauerei Munchen
País: Alemanha
Cervejaria: Paulaner Brauerei Munchen
Estilo: Munich Helles Lager
Álcool: 4,9%
Embalagem: Garrafa, 500 ml

Passando pela Região dos Lagos, Rio de Janeiro, durante o verão, tivemos a oportunidade de conhecer a Paulaner em um desses empórios especializados em cerveja. Essa cerveja de origem Alemã é tida como a mais popular de Munique. As cervejas alemãs são produzidas dentro das mais rígidas tradições cervejeiras, essa não foge a regra. Malte Pilsen, lúpulo e leveduras exclusivas fazem da Paulaner uma cerveja de alto nível, trata-se de uma Helles Lager, estilo típico da cidade alemã, fortemente maltada, mas não muito doce.

Possui uma coloração dourada límpida, relativa carbonatação e espuma de baixa formação e persistência. O aroma é bem equilibrado com predominância do malte. O sabor também é sutil, levemente amarga, bem leve mesmo. 
No final a Paulaner deixou boa impressão, é uma cerveja bem ao gosto geral, os igredientes de qualidade e bem equilibrados fazem dela um produto levíssimo ao paladar, suave e pra ser apreciado sem a menor moderação. Excelente escolha para nosso clima, pra ser servida bem gelada. 



sábado, 31 de janeiro de 2015

44 – Antuérpia Pilsen

Antuérpia Pilsen
País: Brasil
Cervejaria: Antuérpia
Estilo: Standard American Lager
Álcool: 4,5%
Embalagem: Garrafa, 355 ml

Ainda no antigo endereço da Taberna d’Omar, casa de ambiente fantástico localizada num dos cenários mais belos do centro histórico de São João del Rei, tivemos a oportunidade de conhecer a Cerveja Antuérpia Pilsen, digna representante dessa nova onda de cervejas artesanais que vem sendo lançadas no Brasil, especialmente em Minas, nesse caso trata-se de um produto da Cervejaria Antuérpia de Juiz de Fora. De baixa fermentação, a Antuérpia é fabricada com puro malte de cevada e uma combinação de lúpulos aromáticos.
O líquido dourado produz um creme branco de boa formação e duração. O aroma é suave de malte e lúpulo. O sabor é bem equilibrado e refrescante, levíssimo, adocicado, retrogosto também bem suave.

Cerveja de alto padrão que certamente agrada o gosto do brasileiro, refrescante e suave, de leve amargor, muito superior às marcas mais populares do mercado.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

43 – AC/DC




AC/DC
País: Alemanha
Cervejaria: Karlsberg Braurei
Estilo: German Pilsner
Álcool: 5,5%
Embalagem: Lata, 568 ml

Rock or Bust? O universo das cervejas tem sido invadido por diversos produtos para os mais variados gostos e o Rock n Roll não podia ficar de fora, o que faz enorme sentido. Pois bem, experimentar então a cerveja da consagrada banda de hardrock australiana é uma obrigação. Numa de nossas viagens a São Paulo, passando por uma dessas lojas de cervejas de shoppings, tivemos a oportunidade de conhecer a Cerveja AC/DC.
Trata-se de uma Pilsen Premium, fabricada de acordo com a “lei de pureza” alemã de 1516, como informa o rótulo, malte, lúpulo, água e fermento, sem firula ou invenção, cerveja no puro estado, assim como o Rock.

Aparência límpida e dourada e espuma média e de boa persistência. O aroma de malte e lúpulo, como não podia deixar de ser. Sabor equilibrado e bastante refrescante, com amargor mais marcante no fim. No conjunto, a AC/DC é acima da média, cerveja no ponto exato para agradar os amantes mais tradicionais da bebida. Aroma e sabor clássicos de cerveja boa, lata cheia de estilo e teor alcoólico um pouco acima da média, 5,5%. Aprovadíssima, definitivamente Rock! 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

42 – Hoegaarden Rosée


Hoegaarden Rosée
País: Bélgica
Cervejaria: Brouwerij Hoegaarden
Estilo: Witbier (Belgian Ale)
Álcool: 3%
Embalagem: Garrafa, 750 ml



Descobrimos a Hoegaarden Rosée no Petruccio em Tiradentes, Minas. Imediatamente nos causou curiosidade sua apresentação. Garrafa totalmente rotulada, rolhada e com repuxo, aquela concavidade no fundo, típica de vinhos e espumantes mais complexos e além disso, trazendo no nome a palavra “Rosée”. Ou seja, essa Belga foge do padrão consagrado das cervejas, trata-se de uma Belgian Ale, foi a primeira do estilo Witbier que degustamos, malte de trigo e cevada e com suco de framboesa, coentro e especiarias.  
Mas não é só na aparência que essa cerveja se diferencia. O líquido é rosa turvo formando uma espuma mais clara, fina e de curta duração e carbonatação baixa, lembrando as bebidas frisantes.
O aroma é suave de framboesa, típico de champanhe. Seu sabor também remete a framboesa, frisante e leve, onde se destaca também o malte de trigo. Quase nenhum amargor, nem parece cerveja, aliás.
No fim, parece uma bebida leve para festinhas de adolescente, principalmente por conta do baixo teor alcoólico.
Valeu a experiência, mas seguramente não será repetida. O destaque fica mesmo pela beleza da garrafa e pela singularidade da bebida, só por isso.

sábado, 10 de janeiro de 2015

41 – Wäls Dubbel

Wäls Dubbel
País: Brasil
Cervejaria: Wäls
Estilo: Belgian Dubbel
Álcool: 7,5%
Embalagem: Garrafa, 375 ml





Fomos conhecer o Empório Gourmet em São João del Rei, casa bacana onde se oferta cortes de carne nobres e cervejas artesanais nacionais e importadas, http://emporiogourmetsjdr.com.br/, e nos foi apresentada a Wäls Dubbel, recém premiada na World Beer Cup, uma das mais respeitadas competições internacionais de marcas de cervejas, fabricada em Belo Horizonte. Trata-se de uma Belgian Strong Ale Dubbel, cerveja escura, elaborada com cinco tipos de malte, leveduras e lúpulos especiais, uvas passas e especiarias.
Líquido de cor escura, pouca carbonatação e espuma densa de média duração. Aroma frutado onde prevalece o malte. O sabor é simplesmente fantástico, seguramente a melhor do estilo já experimentada por nós, levemente torrado e doce, amargor no ponto exato, retrogosto não muito persistente, cerveja bem equilibrada onde nada falta ou excede. A sensação do álcool também é bem notada, bem no estilo, possui teor de 7,5 %.

Para fechar o conjunto, vem em uma garrafa com rolha e fundo com repuxo, que agrega elegância e beleza, rótulo discreto com destaque para a marca. Enfim, vem surgindo no Brasil cervejarias espetaculares, sobretudo na região de Belo Horizonte, que nada ficam devendo às grandes marcas internacionais. A Wäls Dubbel é daquelas bebidas para momentos especiais e indispensável em toda casa de cervejeiros. 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

40 – Faxe Premium

Faxe Premium
País: Dinamarca
Cervejaria: Faxe Bryggeri/Royal Unibrew
Estilo: Premium American Lager 
Álcool: 5%
Embalagem: Lata, 1 L

Para quem gosta de beber cerveja em qualquer ocasião, certamente curte muito a tradicional latinha. Pois bem, a Faxe não se resumo apenas a uma latinha. Quando fomos ao tradicional FrangÓ, famoso bar da Freguesia do Ó, antigo bairro da zona noroeste de São Paulo imortalizado por Gilberto Gil na música “Punk da Periferia”, ficamos maravilhados com a lata de 1 litro dessa cerveja. Trata-se de uma Premium American Lager de alto padrão, originária da Dinamarca.
Coloração típica do estilo, amarelo ouro, tem uma boa e curta formação de espuma e excelente carbonatação. Teor alcoólico de 5%. Aroma suave onde se destaca o malte. O sabor da Faxe agrada muito ao paladar dos fãs do estilo Lager, encorpado, porém com leve amargor, refrescante e que deixa um curto retrogostoA Faxe deixou uma excelente impressão, uma Premium bem produzida que se diferencia da grande parte das similares do mercado. A lata de 1 litro e sua qualidade são pontos de destaque. Para melhor desfrutar do momento, pedimos a tradicional porção de coxinhas do FrangÓ como acompanhamento. Uma tarde inesquecível.